Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF em inquérito sobre plano para matar Lula e golpe de estado

Publicado em 21/11/2024 às 18:25:42
Bolsonaro e aliados são indiciados pela PF em inquérito sobre plano para matar Lula e golpe de estado

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por abolição violenta ao estado democrático de direito, golpe de estado e organização criminosa após concluir que ele esteve envolvido nos planos para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de Bolsonaro, foram indiciados nesta quinta-feira (21) os generais, Braga Netto, ex-candidato a vice na chapa de 2022 e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, e Augusto Heleno, que foi ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

De acordo com informações do G1, o relatório realizado pela Polícia Federal foi concluído esta tarde e agora será entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF). O documento tem mais de 800 páginas.

Caberá à Procuradoria Geral da República (PGR) denunciar ou não os indiciados e à Corte, julgá-los. Além de Bolsonaro, Heleno e Braga Netto, foram indiciadas mais 34 outras pessoas envolvidas no plano golpista.

Entre os nomes, aparece o do delegado Alexandre Ramagem, ex-presidente da ABIN, a Agência Brasileira de Inteligência; e Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, partido do ex-presidente Bolsonaro.