ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA ANUNCIE NA NOTABAIANA

Alunos de BI de Saúde acusam Ufba de reduzir quantidade de vagas em transição para curso de Medicina

Publicado em 05/09/2024 às 14:06:45
Alunos de BI de Saúde acusam Ufba de reduzir quantidade de vagas em transição para curso de Medicina

Alunos do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BI em Saúde), ingressados em 2021.1 da Universidade Federal da Bahia (Ufba) entraram com um pedido de impugnação de um edital da entidade de ensino após a abertura de um processo seletivo e de transição para o curso de medicina.

A situação chega após os estudantes da turma, por conta do atraso no início das aulas, em decorrência da pandemia de covid-19, terem previsão de formatura simultânea com os alunos de 2022.1, ocasionado assim uma maior concorrência para estudantes que desejam fazer transição para cursos de fisioterapia, odontologia e medicina, aumentando a disputa de vagas.

O imbróglio resultou em um acordo envolvendo o Ministério Público Federal (MPF) e a universidade, para que fosse disponibilizada a mesma quantidade de vagas, mas em processos diferentes para ambas as turmas. A Ufba então teria acatado o pedido dos estudantes e estabeleceu que a transição fosse realizada de forma equivalente a de todos os semestres. Por conta da medida, a instituição de ensino superior publicou uma nova resolução anunciando que faria uma transição extraordinária, no último 21 de agosto através de uma publicação.

No entanto, a proposta oferta somente 32 vagas de transição para o curso de Medicina em Salvador, sem incluir as outras 9 vagas que seriam destinadas ao campus de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, que também é oferecida para outras turmas e projetados no PPL do curso, conforme explicou uma discente da faculdade ao BN.

“É previsto na resolução que se tenha 41 vagas para medicina, sendo 32 no campus de Salvador e 9 no campus de Vitória da Conquista. Só que como a transição ocorre uma vez e no início de cada ano, ou seja, já ocorreu uma nesse ano, e agora a UFBA está alegando que essa é uma 'transição extraordinária', o que justificaria o quantitativo padrão de vagas tanto para medicina quanto para outros cursos não estarem sendo ofertados. Em momento algum, a Ufba avisou que haveria um déficit de 9 vagas, com Vitória da Conquista não participando do edital”, disse a estudante que preferiu não se identificar.

A aluna explicou ainda que a Ufba não informou de forma detalhada quais vagas estariam previstas, causando surpresa à turma, e confirmou o não cumprimento da quantidade correta de vagas.

“Eles não avisaram detalhadamente quais vagas teriam, isso só foi feito com a publicação do edital no dia 21/08, o que nos pegou de surpresa. [...] O acerto seria ter essa transição já que o ingresso da nossa turma em 2021.1 só foi efetivado em 2021.2, mas houve ingressos seguidos de novos alunos em 2022.1, o que gerou a necessidade de se ter transições distintas para contemplar essas duas turmas diferentes. O erro foi eles não seguirem a resolução que nos assegura o número total de vagas desde o início do curso”, contou.

Uma outra aluna, que também não quis se identificar, afirmou que a medida impacta na redução no número de vagas esperadas por sua turma.

“O não cumprimento da decisão provoca uma redução do número de vagas esperadas para a transição, fazendo com que estudantes que pretendiam ingressar para o campus de Vitória da Conquista permaneçam em Salvador, dessa forma aumentando a competitividade. Além disso fere a isonomia da resolução CONSEPE 2/2008 que estabelece a quantidade de vagas para cada curso e demonstra a negligência da universidade para com os alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, principalmente por essa informação não ter sido divulgada adequadamente em tempo hábil para tomar as medidas cabíveis”, considerou.

A Ufba informou por meio de nota ao BN que está atuando com “grande dedicação e esforço” para organizar o processo seletivo extraordinário e que, conforme publicado pela reitoria, estão sendo ofertadas 32 vagas para o curso de medicina.

“A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFBA (Prograd) vem atuando com grande dedicação e esforço para a organização de um processo seletivo extraordinário do BI-CPL em 2024.2. Esse processo envolve cursos da UFBA que ofertam vagas para o segundo semestre letivo e oferece 472 vagas de transição em 44 cursos, conforme comunicado publicado na página da pró-reitoria. Em medicina, estão sendo oferecidas 32 vagas para a Faculdade de Medicina da Bahia, em Salvador".

A instituição de ensino completou também que: “Nos cursos que não oferecem turmas no segundo semestre, como é o caso do Instituto de Medicina e Saúde, campus Vitória da Conquista como um todo e, por consequência, do curso de Medicina deste instituto, por óbvio, vagas de transição não puderam ser disponibilizadas". "A UFBA, através da Prograd, vem mantendo permanente diálogo com os estudantes dos seus Bacharelados Interdisciplinares (BI) e espera que o pleno entendimento seja estabelecido, evitando prejuízos ao processo seletivo extraordinário e às 472 vagas ofertadas.”

Eduardo Spek - Engenheiro de Software
Eduardo Spek - Engenheiro de Software